Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5958
Tipo: Dissertação
Título: Produção laboratorial digital nos cursos de Jornalismo: um estudo das tendências e mudanças em Salvador
Autor(es): Ferreira, Luciana
Autor(es): Ferreira, Luciana
Abstract: Esta dissertação de mestrado trata sobre a pedagogia do jornalismo na era da convergência tecnológica. Teve como meta investigar o ensino do jornalismo após a introdução dos componentes digitais nos programas de ensino. O objetivo principal foi analisar quais mudanças esses novos elementos promoveram no currículo dos cursos de jornalismo e nas práticas de ensino através da cultura das tecnologias digitais: se de forma transversal em todo o programa, ou apenas pontual. O recorte para caracterizar as especificidades deste estudo foi à produção laboratorial digital de cursos de jornalismo em Salvador, na Bahia, a partir de dados recolhidos através da metodologia do Projeto PROCAD da Rede Nacional para o estudo do Ensino do Ciberjornalismo na Era da Convergência Tecnológica - Metodologias, Planos de Estudo e Demandas Profissionais (2008-2011). A partir destas informações, também identificar as características das disciplinas que trabalham com o tema "jornalismo digital‟.
Palavras-chave: Jornalismo digital
Pedagogia
Produtos laboratoriais digitais
Ensino do Jornalismo
Convergência
Currículo
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5958
Data do documento: 24-Mai-2012
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Ferreira.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.