Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5957
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo
Authors: Aneas, Tatiana Guenaga
metadata.dc.creator: Aneas, Tatiana Guenaga
Abstract: Esta dissertação trata da análise de filmes publicitários, a partir de uma perspectiva de análise interna baseada sobretudo na Poética do Filme. Parte-se do pressuposto de que todo filme publicitário possui duas dimensões fundamentais: uma necessária dimensão promocional, e um estrato propriamente fílmico que geralmente está a serviço dos objetivos promocionais do filme. A partir disso, busca-se compreender como ocorre a acomodação destas duas dimensões, com base na análise de um corpus composto por doze peças de publicidade audiovisual. É proposta uma categorização a partir da observação de dois padrões poéticos recorrentes: o primeiro grupo de filmes investe na produção de estados de ânimo uniformes; e o segundo grupo tende a produzir estados de ânimo desuniformes. Por fim, conclui-se sobre a necessidade metodológica de abordar este tipo de objeto com um olhar focado na relação entre as duas dimensões fundamentais defendidas a princípio.
Keywords: Publicidade
Filme publicitário
Comercial
Poética do Filme
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5957
Issue Date: 24-May-2012
Appears in Collections:Dissertação (POSCOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TatianaAneas.pdf733,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.