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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3845
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Reforma da educação profissional e crise das identidades pedagógicas e institucionais |
Otros títulos : | Cadernos de Pesquisa |
Autor : | Fartes, Vera Lúcia Bueno |
metadata.dc.creator: | Fartes, Vera Lúcia Bueno |
Resumen : | Tendo como base pesquisa sobre o processo de elaboração dos projetos pedagógicos em três instituições de educação profissional e suas decorrências para a reconstrução das identidades pedagógicas e institucionais em um contexto de transição nas políticas curriculares implementadas no anos 1990 no Brasil, o artigo analisa macrorrelações a partir de microrrelações: as falas dos representantes das equipes pedagógicas, dos professores e gestores das instituições estudadas. Em que pesem os esforços isolados de docentes e professores, falta clareza ao papel das referidas instituições, reguladas por mecanismos de avaliação das competências formadas, por redefinição de procedimentos administrativos e financeiros, bem como pela ampliação de encargos e responsabilidades que, ao fim e ao cabo, direcionam para um modelo que atende aos imperativos do mercado e, com isso, formulam exogenamente as identidades pedagógicas e institucionais. |
Palabras clave : | Ensino Profissional Educação Reforma do Ensino Identidade Vocational Education Education Educational Reform Identities |
Editorial : | Fundação Carlos Chagas |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3845 |
Fecha de publicación : | sep-2008 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
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