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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3845
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Reforma da educação profissional e crise das identidades pedagógicas e institucionais |
Other Titles: | Cadernos de Pesquisa |
Authors: | Fartes, Vera Lúcia Bueno |
metadata.dc.creator: | Fartes, Vera Lúcia Bueno |
Abstract: | Tendo como base pesquisa sobre o processo de elaboração dos projetos pedagógicos em três instituições de educação profissional e suas decorrências para a reconstrução das identidades pedagógicas e institucionais em um contexto de transição nas políticas curriculares implementadas no anos 1990 no Brasil, o artigo analisa macrorrelações a partir de microrrelações: as falas dos representantes das equipes pedagógicas, dos professores e gestores das instituições estudadas. Em que pesem os esforços isolados de docentes e professores, falta clareza ao papel das referidas instituições, reguladas por mecanismos de avaliação das competências formadas, por redefinição de procedimentos administrativos e financeiros, bem como pela ampliação de encargos e responsabilidades que, ao fim e ao cabo, direcionam para um modelo que atende aos imperativos do mercado e, com isso, formulam exogenamente as identidades pedagógicas e institucionais. |
Keywords: | Ensino Profissional Educação Reforma do Ensino Identidade Vocational Education Education Educational Reform Identities |
Publisher: | Fundação Carlos Chagas |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3845 |
Issue Date: | Sep-2008 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
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