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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reforma da educação profissional e crise das identidades pedagógicas e institucionais
Título(s) alternativo(s): Cadernos de Pesquisa
Autor(es): Fartes, Vera Lúcia Bueno
Autor(es): Fartes, Vera Lúcia Bueno
Abstract: Tendo como base pesquisa sobre o processo de elaboração dos projetos pedagógicos em três instituições de educação profissional e suas decorrências para a reconstrução das identidades pedagógicas e institucionais em um contexto de transição nas políticas curriculares implementadas no anos 1990 no Brasil, o artigo analisa macrorrelações a partir de microrrelações: as falas dos representantes das equipes pedagógicas, dos professores e gestores das instituições estudadas. Em que pesem os esforços isolados de docentes e professores, falta clareza ao papel das referidas instituições, reguladas por mecanismos de avaliação das competências formadas, por redefinição de procedimentos administrativos e financeiros, bem como pela ampliação de encargos e responsabilidades que, ao fim e ao cabo, direcionam para um modelo que atende aos imperativos do mercado e, com isso, formulam exogenamente as identidades pedagógicas e institucionais.
Palavras-chave: Ensino Profissional
Educação
Reforma do Ensino
Identidade
Vocational Education
Education
Educational Reform
Identities
Editora / Evento / Instituição: Fundação Carlos Chagas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3845
Data do documento: Set-2008
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