Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3435
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física
Otros títulos : Ciência & Educação (Bauru)
Autor : Teixeira, Elder Sales
Freire Junior, Olival
El-Hani, Charbel Niño
metadata.dc.creator: Teixeira, Elder Sales
Freire Junior, Olival
El-Hani, Charbel Niño
Resumen : Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as concepções de estudantes de física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil, acerca da natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de física. Esta abordagem foi desenvolvida em uma disciplina que aborda a mecânica clássica tendo em conta as dimensões históricas e filosóficas da atividade científica. Para a coleta de dados, utilizamos o questionário VNOS-C e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram sistematizados por meio da construção de categorias baseadas nas respostas dos estudantes e, em seguida, foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados apontaram para uma mudança significativa e favorável das concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência em vários aspectos, a despeito da dificuldade observada de superação de algumas noções profundamente enraizadas em suas visões epistemológicas.
Palabras clave : Abordagem contextual
Natureza da Ciência
Ensino de Física
Contextual approach
Nature of science
Physics teaching
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3435
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FIS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
06.pdf209,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.