Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3435
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física |
Otros títulos : | Ciência & Educação (Bauru) |
Autor : | Teixeira, Elder Sales Freire Junior, Olival El-Hani, Charbel Niño |
metadata.dc.creator: | Teixeira, Elder Sales Freire Junior, Olival El-Hani, Charbel Niño |
Resumen : | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as concepções de estudantes de física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil, acerca da natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de física. Esta abordagem foi desenvolvida em uma disciplina que aborda a mecânica clássica tendo em conta as dimensões históricas e filosóficas da atividade científica. Para a coleta de dados, utilizamos o questionário VNOS-C e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram sistematizados por meio da construção de categorias baseadas nas respostas dos estudantes e, em seguida, foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados apontaram para uma mudança significativa e favorável das concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência em vários aspectos, a despeito da dificuldade observada de superação de algumas noções profundamente enraizadas em suas visões epistemológicas. |
Palabras clave : | Abordagem contextual Natureza da Ciência Ensino de Física Contextual approach Nature of science Physics teaching |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3435 |
Fecha de publicación : | 2009 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FIS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
06.pdf | 209,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.