Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3435
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física
Título(s) alternativo(s): Ciência & Educação (Bauru)
Autor(es): Teixeira, Elder Sales
Freire Junior, Olival
El-Hani, Charbel Niño
Autor(es): Teixeira, Elder Sales
Freire Junior, Olival
El-Hani, Charbel Niño
Abstract: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as concepções de estudantes de física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil, acerca da natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de física. Esta abordagem foi desenvolvida em uma disciplina que aborda a mecânica clássica tendo em conta as dimensões históricas e filosóficas da atividade científica. Para a coleta de dados, utilizamos o questionário VNOS-C e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram sistematizados por meio da construção de categorias baseadas nas respostas dos estudantes e, em seguida, foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados apontaram para uma mudança significativa e favorável das concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência em vários aspectos, a despeito da dificuldade observada de superação de algumas noções profundamente enraizadas em suas visões epistemológicas.
Palavras-chave: Abordagem contextual
Natureza da Ciência
Ensino de Física
Contextual approach
Nature of science
Physics teaching
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3435
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
06.pdf209,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.