Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Elder Sales-
dc.contributor.authorFreire Junior, Olival-
dc.contributor.authorEl-Hani, Charbel Niño-
dc.creatorTeixeira, Elder Sales-
dc.creatorFreire Junior, Olival-
dc.creatorEl-Hani, Charbel Niño-
dc.date.accessioned2011-10-21T11:58:28Z-
dc.date.available2011-10-21T11:58:28Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3435-
dc.descriptionp.529-556pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as concepções de estudantes de física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil, acerca da natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de física. Esta abordagem foi desenvolvida em uma disciplina que aborda a mecânica clássica tendo em conta as dimensões históricas e filosóficas da atividade científica. Para a coleta de dados, utilizamos o questionário VNOS-C e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram sistematizados por meio da construção de categorias baseadas nas respostas dos estudantes e, em seguida, foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados apontaram para uma mudança significativa e favorável das concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência em vários aspectos, a despeito da dificuldade observada de superação de algumas noções profundamente enraizadas em suas visões epistemológicas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESPpt_BR
dc.subjectAbordagem contextualpt_BR
dc.subjectNatureza da Ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectContextual approachpt_BR
dc.subjectNature of sciencept_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.titleA influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de físicapt_BR
dc.title.alternativeCiência & Educação (Bauru)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBaurupt_BR
dc.identifier.numberv.15, n.3pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
06.pdf209,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.