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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2882
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Práticas educativas maternas e indicadores do desenvolvimento social no terceiro ano de vida |
Otros títulos : | Psicologia: Reflexão e Crítica |
Autor : | Alvarenga, Patrícia Piccinini, Cesar Augusto |
metadata.dc.creator: | Alvarenga, Patrícia Piccinini, Cesar Augusto |
Resumen : | O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre as práticas educativas maternas e indicadores dos problemas de externalização e da competência social em crianças aos 30 meses de vida. Participaram do estudo 23 díades mãe-criança. No 30º mês de vida da criança foi realizada uma observação da interação mãecriança para a avaliação das práticas educativas maternas, dos problemas de externalização e da competência social das crianças. Os resultados apóiam a literatura que relaciona práticas de orientação, controle assertivo e envolvimento parental positivo à competência social, e práticas coercitivas e permissivas aos problemas de externalização. Discute-se a relevância das práticas educativas parentais para a compreensão do desenvolvimento social, enfatizando a importância de práticas menos referidas na literatura, como a autorização de autonomia, a intrusividade e o controle ambíguo. |
Palabras clave : | Práticas educativas parentais competência social problemas de externalização |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2882 |
Fecha de publicación : | 2009 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
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