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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas educativas maternas e indicadores do desenvolvimento social no terceiro ano de vida
Título(s) alternativo(s): Psicologia: Reflexão e Crítica
Autor(es): Alvarenga, Patrícia
Piccinini, Cesar Augusto
Autor(es): Alvarenga, Patrícia
Piccinini, Cesar Augusto
Abstract: O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre as práticas educativas maternas e indicadores dos problemas de externalização e da competência social em crianças aos 30 meses de vida. Participaram do estudo 23 díades mãe-criança. No 30º mês de vida da criança foi realizada uma observação da interação mãecriança para a avaliação das práticas educativas maternas, dos problemas de externalização e da competência social das crianças. Os resultados apóiam a literatura que relaciona práticas de orientação, controle assertivo e envolvimento parental positivo à competência social, e práticas coercitivas e permissivas aos problemas de externalização. Discute-se a relevância das práticas educativas parentais para a compreensão do desenvolvimento social, enfatizando a importância de práticas menos referidas na literatura, como a autorização de autonomia, a intrusividade e o controle ambíguo.
Palavras-chave: Práticas educativas parentais
competência social
problemas de externalização
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2882
Data do documento: 2009
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