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dc.contributor.authorAlvarenga, Patrícia-
dc.contributor.authorPiccinini, Cesar Augusto-
dc.creatorAlvarenga, Patrícia-
dc.creatorPiccinini, Cesar Augusto-
dc.date.accessioned2011-09-27T12:20:45Z-
dc.date.available2011-09-27T12:20:45Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2882-
dc.descriptionp. 191-199pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi investigar as relações entre as práticas educativas maternas e indicadores dos problemas de externalização e da competência social em crianças aos 30 meses de vida. Participaram do estudo 23 díades mãe-criança. No 30º mês de vida da criança foi realizada uma observação da interação mãecriança para a avaliação das práticas educativas maternas, dos problemas de externalização e da competência social das crianças. Os resultados apóiam a literatura que relaciona práticas de orientação, controle assertivo e envolvimento parental positivo à competência social, e práticas coercitivas e permissivas aos problemas de externalização. Discute-se a relevância das práticas educativas parentais para a compreensão do desenvolvimento social, enfatizando a importância de práticas menos referidas na literatura, como a autorização de autonomia, a intrusividade e o controle ambíguo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráticas educativas parentaispt_BR
dc.subjectcompetência socialpt_BR
dc.subjectproblemas de externalizaçãopt_BR
dc.titlePráticas educativas maternas e indicadores do desenvolvimento social no terceiro ano de vidapt_BR
dc.title.alternativePsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubPorto Alegrept_BR
dc.identifier.numbervol. 22, n. 2pt_BR
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