Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2158
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas |
Otros títulos : | Texto & Contexto Enfermagem |
Autor : | Silva, Mary Gomes Fernandes, Josicelia Dumet Teixeira, Giselle Alves da Silva Silva, Rosana Maria de Oliveira |
metadata.dc.creator: | Silva, Mary Gomes Fernandes, Josicelia Dumet Teixeira, Giselle Alves da Silva Silva, Rosana Maria de Oliveira |
Resumen : | Este artigo objetiva refletir acerca do processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores currículo, ensino, educação, enfermagem. Foram encontrados 39 artigos; selecionados 25, através da leitura dos respectivos resumos. Após, utilizou-se o método de leitura científica, organizando o artigo em dois tópicos: desafios na trajetória da educação na enfermagem no Brasil e, desafios e perspectivas na reorientação do processo de formação da(o) enfermeira (o). Reitera-se que a resistência às mudanças, a pouca reflexão sobre a docência, o distanciamento dos serviços de saúde, com o reforço à clássica dicotomia entre o pensar e o fazer, presentes em boa parte da prática dos docentes; constituem alguns dos desafios que necessitam de enfrentamento e superação para melhoria da formação do enfermeiro na contemporaneidade. |
Palabras clave : | Currículo. Ensino. Educação. Enfermagem. Curriculum. Teaching. Education. Nurse-care. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2158 |
Fecha de publicación : | 2010 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
v19n1a21.pdf | 173,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.