Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mary Gomes | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Josicelia Dumet | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Giselle Alves da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Rosana Maria de Oliveira | - |
dc.creator | Silva, Mary Gomes | - |
dc.creator | Fernandes, Josicelia Dumet | - |
dc.creator | Teixeira, Giselle Alves da Silva | - |
dc.creator | Silva, Rosana Maria de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2011-08-11T14:03:39Z | - |
dc.date.available | 2011-08-11T14:03:39Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 0104-0707 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2158 | - |
dc.description | p. 176-184 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva refletir acerca do processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores currículo, ensino, educação, enfermagem. Foram encontrados 39 artigos; selecionados 25, através da leitura dos respectivos resumos. Após, utilizou-se o método de leitura científica, organizando o artigo em dois tópicos: desafios na trajetória da educação na enfermagem no Brasil e, desafios e perspectivas na reorientação do processo de formação da(o) enfermeira (o). Reitera-se que a resistência às mudanças, a pouca reflexão sobre a docência, o distanciamento dos serviços de saúde, com o reforço à clássica dicotomia entre o pensar e o fazer, presentes em boa parte da prática dos docentes; constituem alguns dos desafios que necessitam de enfrentamento e superação para melhoria da formação do enfermeiro na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Currículo. Ensino. Educação. Enfermagem. | pt_BR |
dc.subject | Curriculum. Teaching. Education. Nurse-care. | pt_BR |
dc.title | Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto & Contexto Enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | 19(1) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
v19n1a21.pdf | 173,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.