Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2158
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Texto & Contexto Enfermagem
Autor(es): Silva, Mary Gomes
Fernandes, Josicelia Dumet
Teixeira, Giselle Alves da Silva
Silva, Rosana Maria de Oliveira
Autor(es): Silva, Mary Gomes
Fernandes, Josicelia Dumet
Teixeira, Giselle Alves da Silva
Silva, Rosana Maria de Oliveira
Abstract: Este artigo objetiva refletir acerca do processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores currículo, ensino, educação, enfermagem. Foram encontrados 39 artigos; selecionados 25, através da leitura dos respectivos resumos. Após, utilizou-se o método de leitura científica, organizando o artigo em dois tópicos: desafios na trajetória da educação na enfermagem no Brasil e, desafios e perspectivas na reorientação do processo de formação da(o) enfermeira (o). Reitera-se que a resistência às mudanças, a pouca reflexão sobre a docência, o distanciamento dos serviços de saúde, com o reforço à clássica dicotomia entre o pensar e o fazer, presentes em boa parte da prática dos docentes; constituem alguns dos desafios que necessitam de enfrentamento e superação para melhoria da formação do enfermeiro na contemporaneidade.
Palavras-chave: Currículo. Ensino. Educação. Enfermagem.
Curriculum. Teaching. Education. Nurse-care.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2158
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v19n1a21.pdf173,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.