Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13015
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Um sentido para as aparências: cenas e máscaras do/no cotidiano formativo |
Authors: | Pimentel Júnior, Clívio |
metadata.dc.creator: | Pimentel Júnior, Clívio |
Abstract: | Esta pesquisa, construída através de um mergulho interpretativo nos cotidianos escolar e universitário vivenciados por uma turma de licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia durante o exercício do estágio curricular supervisionado, tem como objetivo apresentar uma interpretação das aparências do estar-junto assumidas por e identificadas em um grupo através de um estudo do estado atual da formação científica universitária. Para tanto, a proposta metodológica, inscrita, prioritariamente, no paradigma qualitativo de pesquisa, foi construída a partir de interrelações estabelecidas entre as teorizações de Carvalho (2001), Erickson (1985) e Maffesoli (1996). Tais inter-relações culminaram na proposição de uma galeria temática construída a partir de episódios interpretativos como modo de apreensão e apresentação dos fenômenos cotidianos vivenciados em campo aliados a discussões de cunho teórico que apresentam as constatações construídas pelo autor. Os resultados revelam as compreensões construídas com referência aos valores e crenças compartilhadas por um determinado grupo que, ao lado da abertura da possibilidade de identificá-lo esteticamente enquanto tal, permite também, num movimento notadamente imanente, a auto-compreensão dos totens em torno dos quais o grupo se ajusta, formados na/pela própria existência nestes espaços formativos. |
Keywords: | Currículo Cotidiano Estética Formação científica Pós-modernidade Curriculum Everyday Life Aesthetics Scientific Training Post- Modernity |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13015 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.