Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13015
Tipo: Dissertação
Título: Um sentido para as aparências: cenas e máscaras do/no cotidiano formativo
Autor(es): Pimentel Júnior, Clívio
Autor(es): Pimentel Júnior, Clívio
Abstract: Esta pesquisa, construída através de um mergulho interpretativo nos cotidianos escolar e universitário vivenciados por uma turma de licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia durante o exercício do estágio curricular supervisionado, tem como objetivo apresentar uma interpretação das aparências do estar-junto assumidas por e identificadas em um grupo através de um estudo do estado atual da formação científica universitária. Para tanto, a proposta metodológica, inscrita, prioritariamente, no paradigma qualitativo de pesquisa, foi construída a partir de interrelações estabelecidas entre as teorizações de Carvalho (2001), Erickson (1985) e Maffesoli (1996). Tais inter-relações culminaram na proposição de uma galeria temática construída a partir de episódios interpretativos como modo de apreensão e apresentação dos fenômenos cotidianos vivenciados em campo aliados a discussões de cunho teórico que apresentam as constatações construídas pelo autor. Os resultados revelam as compreensões construídas com referência aos valores e crenças compartilhadas por um determinado grupo que, ao lado da abertura da possibilidade de identificá-lo esteticamente enquanto tal, permite também, num movimento notadamente imanente, a auto-compreensão dos totens em torno dos quais o grupo se ajusta, formados na/pela própria existência nestes espaços formativos.
Palavras-chave: Currículo
Cotidiano
Estética
Formação científica
Pós-modernidade
Curriculum
Everyday Life
Aesthetics
Scientific Training
Post- Modernity
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13015
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.