Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13015
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.author | Pimentel Júnior, Clívio | - |
dc.creator | Pimentel Júnior, Clívio | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T18:50:47Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T18:50:47Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13015 | - |
dc.description | 154 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, construída através de um mergulho interpretativo nos cotidianos escolar e universitário vivenciados por uma turma de licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia durante o exercício do estágio curricular supervisionado, tem como objetivo apresentar uma interpretação das aparências do estar-junto assumidas por e identificadas em um grupo através de um estudo do estado atual da formação científica universitária. Para tanto, a proposta metodológica, inscrita, prioritariamente, no paradigma qualitativo de pesquisa, foi construída a partir de interrelações estabelecidas entre as teorizações de Carvalho (2001), Erickson (1985) e Maffesoli (1996). Tais inter-relações culminaram na proposição de uma galeria temática construída a partir de episódios interpretativos como modo de apreensão e apresentação dos fenômenos cotidianos vivenciados em campo aliados a discussões de cunho teórico que apresentam as constatações construídas pelo autor. Os resultados revelam as compreensões construídas com referência aos valores e crenças compartilhadas por um determinado grupo que, ao lado da abertura da possibilidade de identificá-lo esteticamente enquanto tal, permite também, num movimento notadamente imanente, a auto-compreensão dos totens em torno dos quais o grupo se ajusta, formados na/pela própria existência nestes espaços formativos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Formação científica | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Everyday Life | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics | pt_BR |
dc.subject | Scientific Training | pt_BR |
dc.subject | Post- Modernity | pt_BR |
dc.title | Um sentido para as aparências: cenas e máscaras do/no cotidiano formativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.