Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorPimentel Júnior, Clívio-
dc.creatorPimentel Júnior, Clívio-
dc.date.accessioned2013-09-20T18:50:47Z-
dc.date.available2013-09-20T18:50:47Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13015-
dc.description154 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, construída através de um mergulho interpretativo nos cotidianos escolar e universitário vivenciados por uma turma de licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia durante o exercício do estágio curricular supervisionado, tem como objetivo apresentar uma interpretação das aparências do estar-junto assumidas por e identificadas em um grupo através de um estudo do estado atual da formação científica universitária. Para tanto, a proposta metodológica, inscrita, prioritariamente, no paradigma qualitativo de pesquisa, foi construída a partir de interrelações estabelecidas entre as teorizações de Carvalho (2001), Erickson (1985) e Maffesoli (1996). Tais inter-relações culminaram na proposição de uma galeria temática construída a partir de episódios interpretativos como modo de apreensão e apresentação dos fenômenos cotidianos vivenciados em campo aliados a discussões de cunho teórico que apresentam as constatações construídas pelo autor. Os resultados revelam as compreensões construídas com referência aos valores e crenças compartilhadas por um determinado grupo que, ao lado da abertura da possibilidade de identificá-lo esteticamente enquanto tal, permite também, num movimento notadamente imanente, a auto-compreensão dos totens em torno dos quais o grupo se ajusta, formados na/pela própria existência nestes espaços formativos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectFormação científicapt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectEveryday Lifept_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectScientific Trainingpt_BR
dc.subjectPost- Modernitypt_BR
dc.titleUm sentido para as aparências: cenas e máscaras do/no cotidiano formativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.