Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11932
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A derradeira filosofia nietzscheana da educação |
Authors: | Chaves, Anselmo de Lima |
metadata.dc.creator: | Chaves, Anselmo de Lima |
Abstract: | A presente dissertação tem por objetivo compreender em que consiste a derradeira filosofia nietzscheana da educação, aquela do período de 1878 a 1885, tal como o filósofo a indica em seus textos autobiográficos, e, particularmente, em seu último livro, Ecce Homo. Identificando o problema de educação de Nietzsche como sendo o de como alguém se torna o que é, este trabalho revela, na análise da crítica que Nietzsche faz à cultura de seu tempo, o conceito de cultura para o qual as imagens de Schopenhauer e Wagner servem de índice, bem como o núcleo essencial da crítica do filósofo à educação de sua época. Num segundo momento, passando pela discussão sobre a validade filosófica de sua autobiografia, e considerando a existência de um liame entre vida e obra, ele descreve a imagem de Nietzsche fornecida pelo próprio filósofo em Ecce Homo. Num terceiro momento, ele percorre os livros do período citado à luz da autobiografia mostrando uma relação profunda entre o problema da educação e a edificação da filosofia de Nietzsche. Esse trabalho finaliza com a conclusão de que o problema pedagógico de como alguém se torna o que é está na base dos pensamentos fundamentais da filosofia de Nietzsche e constitui o centro de gravidade em torno do qual orbitam seus principais conceitos. |
Keywords: | Educação - Filosofia Cultura Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 Ética do eu Formação |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11932 |
Issue Date: | 2011 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Final.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.