Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11932
Tipo: Dissertação
Título: A derradeira filosofia nietzscheana da educação
Autor(es): Chaves, Anselmo de Lima
Autor(es): Chaves, Anselmo de Lima
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo compreender em que consiste a derradeira filosofia nietzscheana da educação, aquela do período de 1878 a 1885, tal como o filósofo a indica em seus textos autobiográficos, e, particularmente, em seu último livro, Ecce Homo. Identificando o problema de educação de Nietzsche como sendo o de como alguém se torna o que é, este trabalho revela, na análise da crítica que Nietzsche faz à cultura de seu tempo, o conceito de cultura para o qual as imagens de Schopenhauer e Wagner servem de índice, bem como o núcleo essencial da crítica do filósofo à educação de sua época. Num segundo momento, passando pela discussão sobre a validade filosófica de sua autobiografia, e considerando a existência de um liame entre vida e obra, ele descreve a imagem de Nietzsche fornecida pelo próprio filósofo em Ecce Homo. Num terceiro momento, ele percorre os livros do período citado à luz da autobiografia mostrando uma relação profunda entre o problema da educação e a edificação da filosofia de Nietzsche. Esse trabalho finaliza com a conclusão de que o problema pedagógico de como alguém se torna o que é está na base dos pensamentos fundamentais da filosofia de Nietzsche e constitui o centro de gravidade em torno do qual orbitam seus principais conceitos.
Palavras-chave: Educação - Filosofia
Cultura
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Ética do eu
Formação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11932
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Final.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.