Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11932
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santana, Kleverton Bacelar | - |
dc.contributor.author | Chaves, Anselmo de Lima | - |
dc.creator | Chaves, Anselmo de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-14T15:04:25Z | - |
dc.date.available | 2013-06-14T15:04:25Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11932 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo compreender em que consiste a derradeira filosofia nietzscheana da educação, aquela do período de 1878 a 1885, tal como o filósofo a indica em seus textos autobiográficos, e, particularmente, em seu último livro, Ecce Homo. Identificando o problema de educação de Nietzsche como sendo o de como alguém se torna o que é, este trabalho revela, na análise da crítica que Nietzsche faz à cultura de seu tempo, o conceito de cultura para o qual as imagens de Schopenhauer e Wagner servem de índice, bem como o núcleo essencial da crítica do filósofo à educação de sua época. Num segundo momento, passando pela discussão sobre a validade filosófica de sua autobiografia, e considerando a existência de um liame entre vida e obra, ele descreve a imagem de Nietzsche fornecida pelo próprio filósofo em Ecce Homo. Num terceiro momento, ele percorre os livros do período citado à luz da autobiografia mostrando uma relação profunda entre o problema da educação e a edificação da filosofia de Nietzsche. Esse trabalho finaliza com a conclusão de que o problema pedagógico de como alguém se torna o que é está na base dos pensamentos fundamentais da filosofia de Nietzsche e constitui o centro de gravidade em torno do qual orbitam seus principais conceitos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 | pt_BR |
dc.subject | Ética do eu | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | A derradeira filosofia nietzscheana da educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Final.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.