Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11853
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cursos pré-vestibulares populares em Salvador: experiências educativas em movimentos sociais
Authors: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.creator: Silva Filho, Penildon
Abstract: O presente estudo procura identificar e pesquisar as experiências educativas dos cursos pré-vestibulares populares em Salvador, sua origem e características de cultura organizacional, enquanto espaços de educação não formal, ligados a movimentos sociais na busca da construção de valores de cidadania ativa, etnicidade e solidariedade com os seus alunos. Foram utilizadas duas metodologias: uma qualitativa e uma quantitativa. A metodologia qualitativa foi o estudo de caso, com três experiências de cursos pré-vestibulares populares, junto a uma pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica, para investigar as características desses cursos. A metodologia quantitativa foi a pesquisa survey, utilizada para perceber a relação entre freqüência em cursos preparatórios pré-vestibulares e a aprovação em concursos vestibulares. Os cursos foram percebidos como ?novos movimentos sociais?, são formados por grupos policlassistas que buscam o reconhecimento social e cultural e a valorização de sua ancestralidade e de suas características culturais. Foi percebida uma organização em rede desses cursos pré-vestibulares populares, que objetivavam a formação de lideranças nos moldes dos intelectuais orgânicos, que, na concepção gramsciana de disputa de hegemonia cultural na sociedade, têm a função de promover uma transformação de valores culturais e da sociedade.
Keywords: Cursos pré-vestibulares populares
Acesso ao ensino superior
Movimentos sociais
Cidadania
Ensino superior
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11853
Issue Date: 2003
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Penildon S.F..pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.