Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11853
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Cursos pré-vestibulares populares em Salvador: experiências educativas em movimentos sociais |
Authors: | Silva Filho, Penildon |
metadata.dc.creator: | Silva Filho, Penildon |
Abstract: | O presente estudo procura identificar e pesquisar as experiências educativas dos cursos pré-vestibulares populares em Salvador, sua origem e características de cultura organizacional, enquanto espaços de educação não formal, ligados a movimentos sociais na busca da construção de valores de cidadania ativa, etnicidade e solidariedade com os seus alunos. Foram utilizadas duas metodologias: uma qualitativa e uma quantitativa. A metodologia qualitativa foi o estudo de caso, com três experiências de cursos pré-vestibulares populares, junto a uma pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica, para investigar as características desses cursos. A metodologia quantitativa foi a pesquisa survey, utilizada para perceber a relação entre freqüência em cursos preparatórios pré-vestibulares e a aprovação em concursos vestibulares. Os cursos foram percebidos como ?novos movimentos sociais?, são formados por grupos policlassistas que buscam o reconhecimento social e cultural e a valorização de sua ancestralidade e de suas características culturais. Foi percebida uma organização em rede desses cursos pré-vestibulares populares, que objetivavam a formação de lideranças nos moldes dos intelectuais orgânicos, que, na concepção gramsciana de disputa de hegemonia cultural na sociedade, têm a função de promover uma transformação de valores culturais e da sociedade. |
Keywords: | Cursos pré-vestibulares populares Acesso ao ensino superior Movimentos sociais Cidadania Ensino superior |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11853 |
Issue Date: | 2003 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Penildon S.F..pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.