Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Dora Leal-
dc.contributor.authorSilva Filho, Penildon-
dc.creatorSilva Filho, Penildon-
dc.date.accessioned2013-06-11T16:12:50Z-
dc.date.available2013-06-11T16:12:50Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11853-
dc.description.abstractO presente estudo procura identificar e pesquisar as experiências educativas dos cursos pré-vestibulares populares em Salvador, sua origem e características de cultura organizacional, enquanto espaços de educação não formal, ligados a movimentos sociais na busca da construção de valores de cidadania ativa, etnicidade e solidariedade com os seus alunos. Foram utilizadas duas metodologias: uma qualitativa e uma quantitativa. A metodologia qualitativa foi o estudo de caso, com três experiências de cursos pré-vestibulares populares, junto a uma pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica, para investigar as características desses cursos. A metodologia quantitativa foi a pesquisa survey, utilizada para perceber a relação entre freqüência em cursos preparatórios pré-vestibulares e a aprovação em concursos vestibulares. Os cursos foram percebidos como ?novos movimentos sociais?, são formados por grupos policlassistas que buscam o reconhecimento social e cultural e a valorização de sua ancestralidade e de suas características culturais. Foi percebida uma organização em rede desses cursos pré-vestibulares populares, que objetivavam a formação de lideranças nos moldes dos intelectuais orgânicos, que, na concepção gramsciana de disputa de hegemonia cultural na sociedade, têm a função de promover uma transformação de valores culturais e da sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCursos pré-vestibulares popularespt_BR
dc.subjectAcesso ao ensino superiorpt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleCursos pré-vestibulares populares em Salvador: experiências educativas em movimentos sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Penildon S.F..pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.