Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11799
Tipo: | Tese |
Título: | O retorno do velado: radicalidade filosófica e autoconhecimento como fundamentos da educação libertadora |
Autor(es): | Souza, Eduardo Boaventura de |
Autor(es): | Souza, Eduardo Boaventura de |
Abstract: | Esta investigação analisa a relação existente entre radicalidade filosófica, autoconhecimento e educação. O método utilizado na pesquisa é fenomenológico e hermenêutico. Sendo assim, busca-se o fenômeno da filosofia e da educação mais no seu desenvolvimento processual do que em resultados estatísticos. A pesquisa quer ressaltar o sentido de uma educação filosófica: o despertar de uma consciência que se encaminha para o autoconhecimento. A presente tese propõe ainda um método para o ensino da filosofia: a mediação dialógica indagante. Este método acredita que o ensino da filosofia, se quiser despertar no educando o processo do autoconhecimento, precisa nortear-se em dois princípios essenciais: o diálogo e o questionamento. |
Palavras-chave: | Radicalidade filosófica Autoconhecimento Educação Mediação dialógica-indagante Philosophical radicalism Self-knowledge Education Wondering-dialogic intermediation |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11799 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Eduardo Boaventura.pdf | 770,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.