Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11799
metadata.dc.type: Tese
Título : O retorno do velado: radicalidade filosófica e autoconhecimento como fundamentos da educação libertadora
Autor : Souza, Eduardo Boaventura de
metadata.dc.creator: Souza, Eduardo Boaventura de
Resumen : Esta investigação analisa a relação existente entre radicalidade filosófica, autoconhecimento e educação. O método utilizado na pesquisa é fenomenológico e hermenêutico. Sendo assim, busca-se o fenômeno da filosofia e da educação mais no seu desenvolvimento processual do que em resultados estatísticos. A pesquisa quer ressaltar o sentido de uma educação filosófica: o despertar de uma consciência que se encaminha para o autoconhecimento. A presente tese propõe ainda um método para o ensino da filosofia: a mediação dialógica indagante. Este método acredita que o ensino da filosofia, se quiser despertar no educando o processo do autoconhecimento, precisa nortear-se em dois princípios essenciais: o diálogo e o questionamento.
Palabras clave : Radicalidade filosófica
Autoconhecimento
Educação
Mediação dialógica-indagante
Philosophical radicalism
Self-knowledge
Education
Wondering-dialogic intermediation
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11799
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese - Eduardo Boaventura.pdf770,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.