Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11799
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | O retorno do velado: radicalidade filosófica e autoconhecimento como fundamentos da educação libertadora |
Autor : | Souza, Eduardo Boaventura de |
metadata.dc.creator: | Souza, Eduardo Boaventura de |
Resumen : | Esta investigação analisa a relação existente entre radicalidade filosófica, autoconhecimento e educação. O método utilizado na pesquisa é fenomenológico e hermenêutico. Sendo assim, busca-se o fenômeno da filosofia e da educação mais no seu desenvolvimento processual do que em resultados estatísticos. A pesquisa quer ressaltar o sentido de uma educação filosófica: o despertar de uma consciência que se encaminha para o autoconhecimento. A presente tese propõe ainda um método para o ensino da filosofia: a mediação dialógica indagante. Este método acredita que o ensino da filosofia, se quiser despertar no educando o processo do autoconhecimento, precisa nortear-se em dois princípios essenciais: o diálogo e o questionamento. |
Palabras clave : | Radicalidade filosófica Autoconhecimento Educação Mediação dialógica-indagante Philosophical radicalism Self-knowledge Education Wondering-dialogic intermediation |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11799 |
Fecha de publicación : | 2010 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Eduardo Boaventura.pdf | 770,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.