Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorSouza, Eduardo Boaventura de-
dc.creatorSouza, Eduardo Boaventura de-
dc.date.accessioned2013-06-10T19:10:36Z-
dc.date.available2013-06-10T19:10:36Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11799-
dc.description.abstractEsta investigação analisa a relação existente entre radicalidade filosófica, autoconhecimento e educação. O método utilizado na pesquisa é fenomenológico e hermenêutico. Sendo assim, busca-se o fenômeno da filosofia e da educação mais no seu desenvolvimento processual do que em resultados estatísticos. A pesquisa quer ressaltar o sentido de uma educação filosófica: o despertar de uma consciência que se encaminha para o autoconhecimento. A presente tese propõe ainda um método para o ensino da filosofia: a mediação dialógica indagante. Este método acredita que o ensino da filosofia, se quiser despertar no educando o processo do autoconhecimento, precisa nortear-se em dois princípios essenciais: o diálogo e o questionamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRadicalidade filosóficapt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMediação dialógica-indagantept_BR
dc.subjectPhilosophical radicalismpt_BR
dc.subjectSelf-knowledgept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectWondering-dialogic intermediationpt_BR
dc.titleO retorno do velado: radicalidade filosófica e autoconhecimento como fundamentos da educação libertadorapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Eduardo Boaventura.pdf770,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.