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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11794
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O caso PEI na Bahia: um estudo crítico da proposta pedagógica de Reuven Feuerstein para as primeiras séries do ensino médio |
Authors: | Santos, Jilvania Lima dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Jilvania Lima dos |
Abstract: | Levando-se em consideração a especialidade do psicólogo Reuven Feuerstein, em trabalhar com indivíduos portadores de problemas cognitivos acentuados, esta pesquisa visa a analisar, criticamente, a sua proposta pedagógica para as primeiras séries do Ensino Médio das escolas públicas e gratuitas, na Bahia, intitulada programa de enriquecimento instrumental (PEI). Utiliza-se de uma abordagem qualitativa, buscando compreender como esse programa, que foi gestado e desenvolvido a partir da experiência de indivíduos, historicamente, marcados pelo horror da segunda guerra mundial e/ou por apresentar problemas cognitivos estruturais graves, pode favorecer e contribuir para a formação de seres humanos autônomos, solidários e criativos, que não passa(ra)m por tais experiências. Estabelece um diálogo crítico com as concepções socioconstrutivistas, analisa e interpreta a perspectiva da teoria da modificabilidade cognitiva estrutural, ou da experiência de aprendizagem mediada ( EAM), do autor acima mencionado, apresentando uma síntese crítico-interpretativa dos seus elementos praxiológicos de sustentação: critérios de mediação, instrumentos ou cadernos didáticos do PEI e o mapa cognitivo; também, descreve, em perspectivas, o primeiro curso de treinamento dos professores-aplicadores de PEI e o desencadeamento da sua aplicação em sala de aula. A presente dissertação configura um horizonte tensivo interpretativo dos ?novos? paradigmas científicos, filosóficos e educacionais, apontados por alguns princípios norteadores da educação do século XXI, na visão de dois educadores: Luiz Felippe Perret Serpa e Dante Augusto Galeffi. Pretendese, ainda, focalizar a situação didática do PEI, demarcar o seu campo contextual e refletir sobre as suas implicações socioculturais e psicopedagógicas no processo de formação de professores e estudantes (Ensino Médio) submetidos a essa proposta, com vistas a compreender o impacto dessa experiência na educação formal dos estudantes baianos. |
Keywords: | Philosophy of education Educação Programa de enriquecimento Instrumental Mediação Desenvolvimento humano Aprendizagem Filosofia da educação Psicologia da educação Psychology of education Learning Humane development Mediation |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11794 |
Issue Date: | 2003 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
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