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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11794
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.author | Santos, Jilvania Lima dos | - |
dc.creator | Santos, Jilvania Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T18:57:32Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T18:57:32Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11794 | - |
dc.description.abstract | Levando-se em consideração a especialidade do psicólogo Reuven Feuerstein, em trabalhar com indivíduos portadores de problemas cognitivos acentuados, esta pesquisa visa a analisar, criticamente, a sua proposta pedagógica para as primeiras séries do Ensino Médio das escolas públicas e gratuitas, na Bahia, intitulada programa de enriquecimento instrumental (PEI). Utiliza-se de uma abordagem qualitativa, buscando compreender como esse programa, que foi gestado e desenvolvido a partir da experiência de indivíduos, historicamente, marcados pelo horror da segunda guerra mundial e/ou por apresentar problemas cognitivos estruturais graves, pode favorecer e contribuir para a formação de seres humanos autônomos, solidários e criativos, que não passa(ra)m por tais experiências. Estabelece um diálogo crítico com as concepções socioconstrutivistas, analisa e interpreta a perspectiva da teoria da modificabilidade cognitiva estrutural, ou da experiência de aprendizagem mediada ( EAM), do autor acima mencionado, apresentando uma síntese crítico-interpretativa dos seus elementos praxiológicos de sustentação: critérios de mediação, instrumentos ou cadernos didáticos do PEI e o mapa cognitivo; também, descreve, em perspectivas, o primeiro curso de treinamento dos professores-aplicadores de PEI e o desencadeamento da sua aplicação em sala de aula. A presente dissertação configura um horizonte tensivo interpretativo dos ?novos? paradigmas científicos, filosóficos e educacionais, apontados por alguns princípios norteadores da educação do século XXI, na visão de dois educadores: Luiz Felippe Perret Serpa e Dante Augusto Galeffi. Pretendese, ainda, focalizar a situação didática do PEI, demarcar o seu campo contextual e refletir sobre as suas implicações socioculturais e psicopedagógicas no processo de formação de professores e estudantes (Ensino Médio) submetidos a essa proposta, com vistas a compreender o impacto dessa experiência na educação formal dos estudantes baianos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Philosophy of education | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Programa de enriquecimento Instrumental | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Psychology of education | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Humane development | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.title | O caso PEI na Bahia: um estudo crítico da proposta pedagógica de Reuven Feuerstein para as primeiras séries do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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