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dc.contributor.advisorBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.authorSantos, Jilvania Lima dos-
dc.creatorSantos, Jilvania Lima dos-
dc.date.accessioned2013-06-10T18:57:32Z-
dc.date.available2013-06-10T18:57:32Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11794-
dc.description.abstractLevando-se em consideração a especialidade do psicólogo Reuven Feuerstein, em trabalhar com indivíduos portadores de problemas cognitivos acentuados, esta pesquisa visa a analisar, criticamente, a sua proposta pedagógica para as primeiras séries do Ensino Médio das escolas públicas e gratuitas, na Bahia, intitulada programa de enriquecimento instrumental (PEI). Utiliza-se de uma abordagem qualitativa, buscando compreender como esse programa, que foi gestado e desenvolvido a partir da experiência de indivíduos, historicamente, marcados pelo horror da segunda guerra mundial e/ou por apresentar problemas cognitivos estruturais graves, pode favorecer e contribuir para a formação de seres humanos autônomos, solidários e criativos, que não passa(ra)m por tais experiências. Estabelece um diálogo crítico com as concepções socioconstrutivistas, analisa e interpreta a perspectiva da teoria da modificabilidade cognitiva estrutural, ou da experiência de aprendizagem mediada ( EAM), do autor acima mencionado, apresentando uma síntese crítico-interpretativa dos seus elementos praxiológicos de sustentação: critérios de mediação, instrumentos ou cadernos didáticos do PEI e o mapa cognitivo; também, descreve, em perspectivas, o primeiro curso de treinamento dos professores-aplicadores de PEI e o desencadeamento da sua aplicação em sala de aula. A presente dissertação configura um horizonte tensivo interpretativo dos ?novos? paradigmas científicos, filosóficos e educacionais, apontados por alguns princípios norteadores da educação do século XXI, na visão de dois educadores: Luiz Felippe Perret Serpa e Dante Augusto Galeffi. Pretendese, ainda, focalizar a situação didática do PEI, demarcar o seu campo contextual e refletir sobre as suas implicações socioculturais e psicopedagógicas no processo de formação de professores e estudantes (Ensino Médio) submetidos a essa proposta, com vistas a compreender o impacto dessa experiência na educação formal dos estudantes baianos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPhilosophy of educationpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrograma de enriquecimento Instrumentalpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPsychology of educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectHumane developmentpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.titleO caso PEI na Bahia: um estudo crítico da proposta pedagógica de Reuven Feuerstein para as primeiras séries do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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