Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11794
Tipo: Dissertação
Título: O caso PEI na Bahia: um estudo crítico da proposta pedagógica de Reuven Feuerstein para as primeiras séries do ensino médio
Autor(es): Santos, Jilvania Lima dos
Autor(es): Santos, Jilvania Lima dos
Abstract: Levando-se em consideração a especialidade do psicólogo Reuven Feuerstein, em trabalhar com indivíduos portadores de problemas cognitivos acentuados, esta pesquisa visa a analisar, criticamente, a sua proposta pedagógica para as primeiras séries do Ensino Médio das escolas públicas e gratuitas, na Bahia, intitulada programa de enriquecimento instrumental (PEI). Utiliza-se de uma abordagem qualitativa, buscando compreender como esse programa, que foi gestado e desenvolvido a partir da experiência de indivíduos, historicamente, marcados pelo horror da segunda guerra mundial e/ou por apresentar problemas cognitivos estruturais graves, pode favorecer e contribuir para a formação de seres humanos autônomos, solidários e criativos, que não passa(ra)m por tais experiências. Estabelece um diálogo crítico com as concepções socioconstrutivistas, analisa e interpreta a perspectiva da teoria da modificabilidade cognitiva estrutural, ou da experiência de aprendizagem mediada ( EAM), do autor acima mencionado, apresentando uma síntese crítico-interpretativa dos seus elementos praxiológicos de sustentação: critérios de mediação, instrumentos ou cadernos didáticos do PEI e o mapa cognitivo; também, descreve, em perspectivas, o primeiro curso de treinamento dos professores-aplicadores de PEI e o desencadeamento da sua aplicação em sala de aula. A presente dissertação configura um horizonte tensivo interpretativo dos ?novos? paradigmas científicos, filosóficos e educacionais, apontados por alguns princípios norteadores da educação do século XXI, na visão de dois educadores: Luiz Felippe Perret Serpa e Dante Augusto Galeffi. Pretendese, ainda, focalizar a situação didática do PEI, demarcar o seu campo contextual e refletir sobre as suas implicações socioculturais e psicopedagógicas no processo de formação de professores e estudantes (Ensino Médio) submetidos a essa proposta, com vistas a compreender o impacto dessa experiência na educação formal dos estudantes baianos.
Palavras-chave: Philosophy of education
Educação
Programa de enriquecimento Instrumental
Mediação
Desenvolvimento humano
Aprendizagem
Filosofia da educação
Psicologia da educação
Psychology of education
Learning
Humane development
Mediation
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11794
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Jilvania.pdf4,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.