Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11609
Tipo: Dissertação
Título: Oralidade, ludicidade e sociointeracionismo: perspectivas para o desenvolvimento da aprendizagem de língua inglesa na rede pública de Salvador.
Autor(es): Ancântara, Sônia Maria de Souza
Autor(es): Ancântara, Sônia Maria de Souza
Abstract: A presente dissertação teve como principal objetivo analisar se o desenvolvimento e/ou sensibilização da oralidade, através de atividades lúdicas, pode vir a possibilitar uma melhor aprendizagem da Língua Inglesa. Este estudo partiu de algumas teorias que envolvem o ensino de uma língua estrangeira, dentre elas estão: a teoria da aquisição da linguagem; a questão da compreensão oral e a pronúncia; os diferentes métodos, abordagens e estratégias para o ensino da Língua Inglesa; a teoria da aprendizagem a partir do socionteracionismo de Vygotsky e a presença da ludicidade na práxis pedagógica. Desta forma, foi possível, através de aulas práticas de Língua Inglesa, avaliar o impacto causado pelas atividades orais desenvolvidas junto a 32 estudantes da 7ª série do ensino fundamental em uma escola da rede pública da SEC/Salvador. O percurso metodológico está baseado na abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como técnica investigativa o estudo de caso. A conclusão a que se chegou foi a de que o desenvolvimento de atividades orais em sala de aula para o ensino da Língua Inglesa, tendo como agente mediador a ludicidade e perspectiva sociointeracionista, propicia um melhor resultado no aprendizado, principalmente no que se refere à motivação dos educandos.
Palavras-chave: Oral skills
Learning
Ludicidade
Sociointeracionismo
Oralidade
Aprendizagem
Língua inglesa
English language
Linguística aplicada
English language
Social interactions
Playfulness
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11609
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sônia Maria de Souza Ancântara.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.