Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11609
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Galeffi, Eugenia Maria | - |
dc.contributor.author | Ancântara, Sônia Maria de Souza | - |
dc.creator | Ancântara, Sônia Maria de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-04T17:27:00Z | - |
dc.date.available | 2013-06-04T17:27:00Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11609 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação teve como principal objetivo analisar se o desenvolvimento e/ou sensibilização da oralidade, através de atividades lúdicas, pode vir a possibilitar uma melhor aprendizagem da Língua Inglesa. Este estudo partiu de algumas teorias que envolvem o ensino de uma língua estrangeira, dentre elas estão: a teoria da aquisição da linguagem; a questão da compreensão oral e a pronúncia; os diferentes métodos, abordagens e estratégias para o ensino da Língua Inglesa; a teoria da aprendizagem a partir do socionteracionismo de Vygotsky e a presença da ludicidade na práxis pedagógica. Desta forma, foi possível, através de aulas práticas de Língua Inglesa, avaliar o impacto causado pelas atividades orais desenvolvidas junto a 32 estudantes da 7ª série do ensino fundamental em uma escola da rede pública da SEC/Salvador. O percurso metodológico está baseado na abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como técnica investigativa o estudo de caso. A conclusão a que se chegou foi a de que o desenvolvimento de atividades orais em sala de aula para o ensino da Língua Inglesa, tendo como agente mediador a ludicidade e perspectiva sociointeracionista, propicia um melhor resultado no aprendizado, principalmente no que se refere à motivação dos educandos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Oral skills | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Sociointeracionismo | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | English language | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | English language | pt_BR |
dc.subject | Social interactions | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.title | Oralidade, ludicidade e sociointeracionismo: perspectivas para o desenvolvimento da aprendizagem de língua inglesa na rede pública de Salvador. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Bahia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sônia Maria de Souza Ancântara.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.