Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11118
Tipo: Dissertação
Título: Nos coletivos, o reencontro com a pedagogia da esperança”: possibilidades, limites e aprendizados de uma experiência pedagógica na zonal c, em Tucano-BA
Autor(es): Miranda, Josimara Santos
Autor(es): Miranda, Josimara Santos
Abstract: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação, na linha de Políticas e Gestão da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. O objeto de estudo é fruto das experiências pedagógicas da própria pesquisadora em diferentes ambientes de trabalho no campo da gestão da educação. A questão orientadora da pesquisa foi: quais as possibilidades, limites e aprendizados gerados no cotidiano da Zonal C, por meio da implantação da Proposta Pedagógica (P.P.) intitulada: “Nos coletivos, o reencontro com a Pedagogia da Esperança”? Com base na questão de investigação, tivemos como objetivos: a) refletir sobre os princípios e concepção adotados na implantação e no desenvolvimento da P.P.; b) identificar, do ponto de vista dos sujeitos do processo, possibilidades, limites e aprendizados a partir da implantação da P.P. O trabalho de pesquisa considerou o período de setembro de 1999 a dezembro de 2000 como recorte histórico, para análise. Do ponto de vista metodológico, o estudo se caracterizou de forma qualitativa, por meio da realização de estudo de caso, tendo como materiais de pesquisa: a) realização de entrevistas semi-estruturadas; b) coleta de projetos político-pedagógicos; c) coleta de memórias individuais e de memórias registro. Como enfoque de análise, buscamos referência na perspectiva dilalética por entendermos que no movimento processual de apreensão da realidade, a dialética, por sua natureza dinâmica, nos possibilitou um olhar também dinâmico, crítico, propositivo. O contexto da pesquisa foi o campo empírico da Zonal C, situada na zona rural do município de Tucano, norte do estado da Bahia. Os resultados e conclusões deste estudo possibilitam afirmar que, embora haja limites na implementação da proposta, esta se mostrou significativa para os sujeitos no processo de mudança da própria consciência e das suas práticas pedagógicas cotidianas. Além disso, construir e investir na mudança da realidade educacional, com vistas a um aprendizado de melhor qualidade, exige o investimento em tempos formativos de cunho investigativo, assegurando a relação pedagógica construída entre os sujeitos como objeto de permanente pesquisa. A experiência de análise desta pesquisa evidenciou, entre outras conclusões: a) ruptura com padrões de projetos; b) reconhecimento das histórias dos sujeitos; c) respeito ao tempo e ritmo do processo de elaboração e compreensão de onhecimento do outro; d) ênfase na constituição de processos formativos investigadores: ênfase no sujeito pesquisador de suas práticas; e) construção de uma cultura do planejamento pedagógico.
Palavras-chave: Autonomy
Participation
Political and educational project
School management
Participação
Autonomia
Gestão escolar
Projeto político-pedagógico
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11118
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josimara Miranda.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.