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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Aragão, José Wellington Marinho de | - |
dc.contributor.author | Miranda, Josimara Santos | - |
dc.creator | Miranda, Josimara Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T18:27:28Z | - |
dc.date.available | 2013-05-17T18:27:28Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11118 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação, na linha de Políticas e Gestão da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. O objeto de estudo é fruto das experiências pedagógicas da própria pesquisadora em diferentes ambientes de trabalho no campo da gestão da educação. A questão orientadora da pesquisa foi: quais as possibilidades, limites e aprendizados gerados no cotidiano da Zonal C, por meio da implantação da Proposta Pedagógica (P.P.) intitulada: “Nos coletivos, o reencontro com a Pedagogia da Esperança”? Com base na questão de investigação, tivemos como objetivos: a) refletir sobre os princípios e concepção adotados na implantação e no desenvolvimento da P.P.; b) identificar, do ponto de vista dos sujeitos do processo, possibilidades, limites e aprendizados a partir da implantação da P.P. O trabalho de pesquisa considerou o período de setembro de 1999 a dezembro de 2000 como recorte histórico, para análise. Do ponto de vista metodológico, o estudo se caracterizou de forma qualitativa, por meio da realização de estudo de caso, tendo como materiais de pesquisa: a) realização de entrevistas semi-estruturadas; b) coleta de projetos político-pedagógicos; c) coleta de memórias individuais e de memórias registro. Como enfoque de análise, buscamos referência na perspectiva dilalética por entendermos que no movimento processual de apreensão da realidade, a dialética, por sua natureza dinâmica, nos possibilitou um olhar também dinâmico, crítico, propositivo. O contexto da pesquisa foi o campo empírico da Zonal C, situada na zona rural do município de Tucano, norte do estado da Bahia. Os resultados e conclusões deste estudo possibilitam afirmar que, embora haja limites na implementação da proposta, esta se mostrou significativa para os sujeitos no processo de mudança da própria consciência e das suas práticas pedagógicas cotidianas. Além disso, construir e investir na mudança da realidade educacional, com vistas a um aprendizado de melhor qualidade, exige o investimento em tempos formativos de cunho investigativo, assegurando a relação pedagógica construída entre os sujeitos como objeto de permanente pesquisa. A experiência de análise desta pesquisa evidenciou, entre outras conclusões: a) ruptura com padrões de projetos; b) reconhecimento das histórias dos sujeitos; c) respeito ao tempo e ritmo do processo de elaboração e compreensão de onhecimento do outro; d) ênfase na constituição de processos formativos investigadores: ênfase no sujeito pesquisador de suas práticas; e) construção de uma cultura do planejamento pedagógico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Participation | pt_BR |
dc.subject | Political and educational project | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.title | Nos coletivos, o reencontro com a pedagogia da esperança”: possibilidades, limites e aprendizados de uma experiência pedagógica na zonal c, em Tucano-BA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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