Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11047
Tipo: | Dissertação |
Título: | A leitura literária e os fios da escolarização: tecendo teias ou tapetes voadores? |
Autor(es): | Moraes, Giselly Lima de |
Autor(es): | Moraes, Giselly Lima de |
Abstract: | Este estudo trata da escolarização da leitura literária, conceito que nasce da discussão sobre os modos de apropriação da literatura pela escola, cujas produções denominamos de Crítica à Escolarização da Leitura Literária e que são descritas, no trabalho, na perspectiva da sua constituição histórica e do modo como se relacionam com a prática escolar, ora criticando, ora instaurando uma dicotomia entre o discurso pedagógico e o discurso estético. A investigação se deu através do estudo de práticas docentes com a leitura literária em uma escola municipal de Salvador, no nível fundamental, centrando-se, sobretudo, nas relações destas práticas com as produções teóricas no campo da leitura literária, suas críticas e postulados. A principal contribuição pretendida pelo estudo foi favorecer a reflexão acerca das condições simbólicas e reais que o professor da escola pública tem para construir uma prática ajustada e significativa com a literatura. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, cujas primeiras intenções foram a escuta dos professores e o contato com o contexto de realização das práticas escolares de leitura literária, tomando como ponto de partida a ação docente na sua relação com as diversas instâncias de escolarização da literatura, tais como o currículo, a biblioteca, as atividades de sala de aulas, entre outros. Concluiu-se que, apesar de não serem os únicos responsáveis, os professores desenvolvem estratégias específicas de escolarização, que se baseiam na sua vivência com a leitura literária e que dependem das condições oferecidas pela instituição escolar, mas, sobretudo, do seu conhecimento didático, o qual tem valor determinante na transformação ou na manutenção das formas inadequadas de abordagem do literário. Considerou-se flagrante a necessidade de apoio institucional aos professores no que tange à formação continuada no campo na didática da leitura e à compreensão da importância de outras instâncias escolares, especialmente do currículo e da biblioteca, no processo de transformação dos modos de escolarização da leitura literária. |
Palavras-chave: | Prática pedagógica Leitura Escola Escolarização da literatura Leitura literária Discurso pedagógico Reading Discurso estético Aesthetic discourse Pedagogical practice Pedagogical discourse Literary reading Literature schooling process School |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11047 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Giselly de Moraes1.pdf | Parte 1 | 3,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertacao Giselly de Moraes2.pdf | Parte 2 | 3,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertacao Giselly de Moraes3.pdf | Parte 3 | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertacao Giselly de Moraes4.pdf | Parte 4 | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertacao Giselly de Moraes5.pdf | Parte 5 | 4,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertacao Giselly de Moraes6.pdf | Parte 6 | 3,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertacao Giselly de Moraes7.pdf | Parte 7 | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertacao Giselly de Moraes8.pdf | Parte 8 | 3,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.