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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10602
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | A telepresencialidade educativa no Tocantins: sinalizações de uma trajetória em construção |
Autor : | Aires, Maria Lourdes Fernandez Gonzalez |
metadata.dc.creator: | Aires, Maria Lourdes Fernandez Gonzalez |
Resumen : | Este trabalho se propõe a responder ao questionamento: de que condições, do ponto de vista tecnológico, dispunha o Estado do Tocantins para criar um curso de educação a distância? Para orientar o processo de construção da resposta a essa pergunta, o trabalho tem como objetivo geral reconstituir, em uma perspectiva analítica, a história da inserção das tecnologias da informação e comunicação no estado do Tocantins e suas relações com a educação, em especial com a Universidade do Tocantins. Como objetivos específicos, localizar e analisar, nos panoramas nacional e regional, as primeiras experiências de teleducação, telensino e telepresencialidade; situar, no contexto tocantinense, as políticas e ações educacionais facilitadoras de um curso de formação de professores na modalidade telepresencial, prenunciadora da educação a distância; e verificar a presença de conceitos que vinculem os documentos das políticas públicas educacionais no Tocantins à sociedade da informação e da comunicação. Foram analisados, nesse processo, os documentos oficiais proponentes de planos e estratégias de desenvolvimento para o estado do Tocantins e sua educação, correspondentes ao período de 1989 a 2000, e recorreu-se a atores sócio-educacionais presentes na implantação das tecnologias da informação e comunicação no estado, como gestores ou como coordenadores operacionais. Para coletar as informações, usamos a entrevista semi-estruturada, por acreditar que ela permitia uma maior interação entre entrevistador e entrevistado. O registro de dados pessoais, de contextos históricos e de conjunturas políticas formou um roteiro mínimo, a partir do qual buscamos compreender o significado dado pelos atores educacionais aos diferentes aspectos do processo de implantação da tecnologia de educação a distância no Estado do Tocantins e o entendimento deles sobre tecnologia e sociedade da informação. |
Palabras clave : | Información Educação Tecnología Educação a distância Sociedade da Informação Informação Tecnologia Educación Sociedad de la información Educación a distancia |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10602 |
Fecha de publicación : | 2007 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PGEDU) |
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