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dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorAires, Maria Lourdes Fernandez Gonzalez-
dc.creatorAires, Maria Lourdes Fernandez Gonzalez-
dc.date.accessioned2013-05-08T18:58:09Z-
dc.date.available2013-05-08T18:58:09Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10602-
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a responder ao questionamento: de que condições, do ponto de vista tecnológico, dispunha o Estado do Tocantins para criar um curso de educação a distância? Para orientar o processo de construção da resposta a essa pergunta, o trabalho tem como objetivo geral reconstituir, em uma perspectiva analítica, a história da inserção das tecnologias da informação e comunicação no estado do Tocantins e suas relações com a educação, em especial com a Universidade do Tocantins. Como objetivos específicos, localizar e analisar, nos panoramas nacional e regional, as primeiras experiências de teleducação, telensino e telepresencialidade; situar, no contexto tocantinense, as políticas e ações educacionais facilitadoras de um curso de formação de professores na modalidade telepresencial, prenunciadora da educação a distância; e verificar a presença de conceitos que vinculem os documentos das políticas públicas educacionais no Tocantins à sociedade da informação e da comunicação. Foram analisados, nesse processo, os documentos oficiais proponentes de planos e estratégias de desenvolvimento para o estado do Tocantins e sua educação, correspondentes ao período de 1989 a 2000, e recorreu-se a atores sócio-educacionais presentes na implantação das tecnologias da informação e comunicação no estado, como gestores ou como coordenadores operacionais. Para coletar as informações, usamos a entrevista semi-estruturada, por acreditar que ela permitia uma maior interação entre entrevistador e entrevistado. O registro de dados pessoais, de contextos históricos e de conjunturas políticas formou um roteiro mínimo, a partir do qual buscamos compreender o significado dado pelos atores educacionais aos diferentes aspectos do processo de implantação da tecnologia de educação a distância no Estado do Tocantins e o entendimento deles sobre tecnologia e sociedade da informação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInformaciónpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologíapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectSociedade da Informaçãopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectSociedad de la informaciónpt_BR
dc.subjectEducación a distanciapt_BR
dc.titleA telepresencialidade educativa no Tocantins: sinalizações de uma trajetória em construçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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