Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10600
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A práxis nossa de cada dia: significados da experiência refletida e da reflexão experienciada.
Autor : Seixas, Maria Luiza Coutinho
metadata.dc.creator: Seixas, Maria Luiza Coutinho
Resumen : A presente dissertação é um estudo que tem como intenção analisar a construção de significados de práxis por alunos do Curso de Pedagogia da UFBA. Seu delineamento teve como base teórico metodológica a abordagem qualitativa de pesquisa, através da perspectiva epistemológica multirreferencial e do aporte crítico fenomenológico. O levantamento de dados e informações se processou por meio de instrumentos de investigação (questionário aberto e entrevistas semi-estruturadas); de observação direta; e de pesquisa documental. Os dados e informações obtidos foram analisados e interpretados, fundamentalmente, à luz do método de Análise Contrastiva. A primeira parte desse trabalho focaliza os significados de práxis construídos pelos alunos, contrastando informações levantadas, referenciais teóricos e observações de campo. A segunda enfoca a compreensão de práxis pedagógica revelada pelos estudantes, examinando como os resultados do processo de significação influenciam a (re)elaboração de práticas educativas; e a terceira discute as contribuições do currículo do curso investigado para os processos de significação e (re)elaboração da práxis indicadas pelos entrevistados.
Palabras clave : Significados de práxis
Educação
Práxis pedagógica
Currículo
Práticas curriculares
Meanings of praxis
Pedagogic praxis
Curriculum
Curricular practice
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10600
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Luiza Seixas.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.