Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10600
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | A práxis nossa de cada dia: significados da experiência refletida e da reflexão experienciada. |
Autor : | Seixas, Maria Luiza Coutinho |
metadata.dc.creator: | Seixas, Maria Luiza Coutinho |
Resumen : | A presente dissertação é um estudo que tem como intenção analisar a construção de significados de práxis por alunos do Curso de Pedagogia da UFBA. Seu delineamento teve como base teórico metodológica a abordagem qualitativa de pesquisa, através da perspectiva epistemológica multirreferencial e do aporte crítico fenomenológico. O levantamento de dados e informações se processou por meio de instrumentos de investigação (questionário aberto e entrevistas semi-estruturadas); de observação direta; e de pesquisa documental. Os dados e informações obtidos foram analisados e interpretados, fundamentalmente, à luz do método de Análise Contrastiva. A primeira parte desse trabalho focaliza os significados de práxis construídos pelos alunos, contrastando informações levantadas, referenciais teóricos e observações de campo. A segunda enfoca a compreensão de práxis pedagógica revelada pelos estudantes, examinando como os resultados do processo de significação influenciam a (re)elaboração de práticas educativas; e a terceira discute as contribuições do currículo do curso investigado para os processos de significação e (re)elaboração da práxis indicadas pelos entrevistados. |
Palabras clave : | Significados de práxis Educação Práxis pedagógica Currículo Práticas curriculares Meanings of praxis Pedagogic praxis Curriculum Curricular practice |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10600 |
Fecha de publicación : | 2006 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Luiza Seixas.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.