Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10600
Tipo: Dissertação
Título: A práxis nossa de cada dia: significados da experiência refletida e da reflexão experienciada.
Autor(es): Seixas, Maria Luiza Coutinho
Autor(es): Seixas, Maria Luiza Coutinho
Abstract: A presente dissertação é um estudo que tem como intenção analisar a construção de significados de práxis por alunos do Curso de Pedagogia da UFBA. Seu delineamento teve como base teórico metodológica a abordagem qualitativa de pesquisa, através da perspectiva epistemológica multirreferencial e do aporte crítico fenomenológico. O levantamento de dados e informações se processou por meio de instrumentos de investigação (questionário aberto e entrevistas semi-estruturadas); de observação direta; e de pesquisa documental. Os dados e informações obtidos foram analisados e interpretados, fundamentalmente, à luz do método de Análise Contrastiva. A primeira parte desse trabalho focaliza os significados de práxis construídos pelos alunos, contrastando informações levantadas, referenciais teóricos e observações de campo. A segunda enfoca a compreensão de práxis pedagógica revelada pelos estudantes, examinando como os resultados do processo de significação influenciam a (re)elaboração de práticas educativas; e a terceira discute as contribuições do currículo do curso investigado para os processos de significação e (re)elaboração da práxis indicadas pelos entrevistados.
Palavras-chave: Significados de práxis
Educação
Práxis pedagógica
Currículo
Práticas curriculares
Meanings of praxis
Pedagogic praxis
Curriculum
Curricular practice
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10600
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Luiza Seixas.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.