Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10600
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A práxis nossa de cada dia: significados da experiência refletida e da reflexão experienciada. |
Authors: | Seixas, Maria Luiza Coutinho |
metadata.dc.creator: | Seixas, Maria Luiza Coutinho |
Abstract: | A presente dissertação é um estudo que tem como intenção analisar a construção de significados de práxis por alunos do Curso de Pedagogia da UFBA. Seu delineamento teve como base teórico metodológica a abordagem qualitativa de pesquisa, através da perspectiva epistemológica multirreferencial e do aporte crítico fenomenológico. O levantamento de dados e informações se processou por meio de instrumentos de investigação (questionário aberto e entrevistas semi-estruturadas); de observação direta; e de pesquisa documental. Os dados e informações obtidos foram analisados e interpretados, fundamentalmente, à luz do método de Análise Contrastiva. A primeira parte desse trabalho focaliza os significados de práxis construídos pelos alunos, contrastando informações levantadas, referenciais teóricos e observações de campo. A segunda enfoca a compreensão de práxis pedagógica revelada pelos estudantes, examinando como os resultados do processo de significação influenciam a (re)elaboração de práticas educativas; e a terceira discute as contribuições do currículo do curso investigado para os processos de significação e (re)elaboração da práxis indicadas pelos entrevistados. |
Keywords: | Significados de práxis Educação Práxis pedagógica Currículo Práticas curriculares Meanings of praxis Pedagogic praxis Curriculum Curricular practice |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10600 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Luiza Seixas.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.