Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10178
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A atuação do professor na construção do conhecimento dos estudantes durante o processo tutoral no curso de medicina da UESB: a visão do professor-tutor
Authors: Pinheiro, Carla Cristiane de Oliveira
metadata.dc.creator: Pinheiro, Carla Cristiane de Oliveira
Abstract: Este trabalho relata a compreensão dos professores-tutores do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), acerca da construção do conhecimento pelos estudantes durante o processo tutoral na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) também conhecida como Problem- Based Learning (PBL), adotada por esse curso. Para esse fim, foram utilizados os recursos investigativos proporcionados pela pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas abertas. A análise das falas desenvolvidas durante as entrevistas pelos professores revelou elementos sobre a compreensão que os mesmos possuem a respeito da construção do conhecimento durante o processo tutoral no Curso de Medicina da UESB. Assim, observou-se as considerações dos professores em relação a aspectos relacionados à construção do conhecimento, à avaliação e às dificuldades encontradas durante o processo tutoral. Dessa maneira, tentou-se relacionar esses aspectos à construção do conhecimento tendo como referencial a aprendizagem significativa de Ausubel, a educação transformadora de Paulo Freire, e o construtivismo de Piaget.
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Tutoria
Construção do conhecimento
Aprendizagem
Learning based on problem methodology (ABP)
Tutoring teaching
Knowledge construction
Learning
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10178
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Carla Pinheiro.pdf536,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.