Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorPinheiro, Carla Cristiane de Oliveira-
dc.creatorPinheiro, Carla Cristiane de Oliveira-
dc.date.accessioned2013-04-30T17:03:07Z-
dc.date.available2013-04-30T17:03:07Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10178-
dc.description.abstractEste trabalho relata a compreensão dos professores-tutores do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), acerca da construção do conhecimento pelos estudantes durante o processo tutoral na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) também conhecida como Problem- Based Learning (PBL), adotada por esse curso. Para esse fim, foram utilizados os recursos investigativos proporcionados pela pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas abertas. A análise das falas desenvolvidas durante as entrevistas pelos professores revelou elementos sobre a compreensão que os mesmos possuem a respeito da construção do conhecimento durante o processo tutoral no Curso de Medicina da UESB. Assim, observou-se as considerações dos professores em relação a aspectos relacionados à construção do conhecimento, à avaliação e às dificuldades encontradas durante o processo tutoral. Dessa maneira, tentou-se relacionar esses aspectos à construção do conhecimento tendo como referencial a aprendizagem significativa de Ausubel, a educação transformadora de Paulo Freire, e o construtivismo de Piaget.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas (ABP)pt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearning based on problem methodology (ABP)pt_BR
dc.subjectTutoring teachingpt_BR
dc.subjectKnowledge constructionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA atuação do professor na construção do conhecimento dos estudantes durante o processo tutoral no curso de medicina da UESB: a visão do professor-tutorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Carla Pinheiro.pdf536,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.