Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1641
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Um modelo espacial para análise e ensino de escolas de pensamento estratégico
Otros títulos : Revista de Administração Pública
Autor : Quintella, Rogério Hermida
Cabral, Sandro
metadata.dc.creator: Quintella, Rogério Hermida
Cabral, Sandro
Resumen : Este artigo propõe a construção de um modelo analítico das escolas de pensamento estratégico, observando a diversidade das correntes que compõem o campo da estratégia. Desta forma, contribui para uma melhor tipificação e identificação das distintas abordagens existentes, o que é bastante útil tanto para o ensino quanto para o exame das questões estratégicas. Com base na literatura, estabelece as dimensões de análise mais importantes e explicativas para descrever, estudar e ensinar os diferentes enfoques da administração estratégica. O resultado é um modelo dimensional adequado à comparação das escolas de pensamento contemporâneo sobre o tema. O arcabouço analítico desenvolvido é utilizado para o exame e a discussão do posicionamento das 10 diferentes escolas de pensamento identificadas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em seu livro Safári de estratégia. De forma visual e didática, o modelo desenvolvido permite a observação das diferenças entre as escolas de pensamento estratégico, contribuindo para a tipificação dos diferentes autores da área. Por fim, o modelo facilita a elucidação da propalada polêmica entre dois expoentes do pensamento estratégico: Mintzberg e Ansoff.
Palabras clave : estratégia
escolas de pensamento estratégico
escolas de Mintzberg
ferramenta de análise
modelo espacial
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1641
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (EA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
08.pdf350,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.