Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1641
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Quintella, Rogério Hermida | - |
dc.contributor.author | Cabral, Sandro | - |
dc.creator | Quintella, Rogério Hermida | - |
dc.creator | Cabral, Sandro | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-28T12:32:56Z | - |
dc.date.available | 2011-06-28T12:32:56Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.issn | 0034-7612 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1641 | - |
dc.description | p.1165-1188 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo propõe a construção de um modelo analítico das escolas de pensamento estratégico, observando a diversidade das correntes que compõem o campo da estratégia. Desta forma, contribui para uma melhor tipificação e identificação das distintas abordagens existentes, o que é bastante útil tanto para o ensino quanto para o exame das questões estratégicas. Com base na literatura, estabelece as dimensões de análise mais importantes e explicativas para descrever, estudar e ensinar os diferentes enfoques da administração estratégica. O resultado é um modelo dimensional adequado à comparação das escolas de pensamento contemporâneo sobre o tema. O arcabouço analítico desenvolvido é utilizado para o exame e a discussão do posicionamento das 10 diferentes escolas de pensamento identificadas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em seu livro Safári de estratégia. De forma visual e didática, o modelo desenvolvido permite a observação das diferenças entre as escolas de pensamento estratégico, contribuindo para a tipificação dos diferentes autores da área. Por fim, o modelo facilita a elucidação da propalada polêmica entre dois expoentes do pensamento estratégico: Mintzberg e Ansoff. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | estratégia | pt_BR |
dc.subject | escolas de pensamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | escolas de Mintzberg | pt_BR |
dc.subject | ferramenta de análise | pt_BR |
dc.subject | modelo espacial | pt_BR |
dc.title | Um modelo espacial para análise e ensino de escolas de pensamento estratégico | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Administração Pública | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v.41, n.6 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (EA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
08.pdf | 350,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.