Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1641
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Um modelo espacial para análise e ensino de escolas de pensamento estratégico
Other Titles: Revista de Administração Pública
Authors: Quintella, Rogério Hermida
Cabral, Sandro
metadata.dc.creator: Quintella, Rogério Hermida
Cabral, Sandro
Abstract: Este artigo propõe a construção de um modelo analítico das escolas de pensamento estratégico, observando a diversidade das correntes que compõem o campo da estratégia. Desta forma, contribui para uma melhor tipificação e identificação das distintas abordagens existentes, o que é bastante útil tanto para o ensino quanto para o exame das questões estratégicas. Com base na literatura, estabelece as dimensões de análise mais importantes e explicativas para descrever, estudar e ensinar os diferentes enfoques da administração estratégica. O resultado é um modelo dimensional adequado à comparação das escolas de pensamento contemporâneo sobre o tema. O arcabouço analítico desenvolvido é utilizado para o exame e a discussão do posicionamento das 10 diferentes escolas de pensamento identificadas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em seu livro Safári de estratégia. De forma visual e didática, o modelo desenvolvido permite a observação das diferenças entre as escolas de pensamento estratégico, contribuindo para a tipificação dos diferentes autores da área. Por fim, o modelo facilita a elucidação da propalada polêmica entre dois expoentes do pensamento estratégico: Mintzberg e Ansoff.
Keywords: estratégia
escolas de pensamento estratégico
escolas de Mintzberg
ferramenta de análise
modelo espacial
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1641
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (EA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
08.pdf350,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.