Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9440
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Canção do mar de Salema : um processo de criação de ambiência sonora articulado pela voz do ator
Authors: Pereira, Juliana Rangel de Freitas
metadata.dc.creator: Pereira, Juliana Rangel de Freitas
Abstract: A presente dissertação aborda o processo de criação do laboratório A Ambiência Sonora na Cena, instruindo exercício de preparação vocal e a criação de jogos sonoros para composição da sonoridade da cena, por meio da orquestração das vozes dos atores associadas a sons de objetos, utilizados no processo criativo. As reflexões presentes neste trabalho, trazem a especificidade do som vocal do ator em cena; investigou-se a possibilidade de extrair dos sons vocais seus desdobramentos, suas diversas formas de preencher o espaço da cena. No processo de criação descrito, o sentido da palavra como possuidora de uma única idéia é quebrado, favorecendo a descoberta de outros sentidos pelos atores por meio da combinação dos seus parâmetros vocais: timbre, musicalidade, ritmo, curva melódica, força expressiva de cada fonema, a respiração daquele que fala. A voz por si mesma encantada, trazendo sensações e imagens para o ambiente da cena. A construção desta dissertação sobre a Ambiência Sonora na Cena teve como base os depoimentos dos atores coletados ao longo do laboratório somados à análise dos vídeos gravados durante os encontros, como também, foi necessário o cruzamento teórico das áreas de Fonoaudiologia, Teatro, Música para a reflexão da prática desenvolvida. No que concerne a preparação vocal do ator, a integração do corpo com a voz, os parâmetros da voz, noções da área de Fonoaudiologia foram aplicadas mediante a compleição corpórea de cada ator, para a geração de sons necessários para compor a Ambiência Sonora; o sentido do som independente de um contexto verbal, a partir da percepção sinestésica do corpo, foi encontrado em estudos da área de Música; das Artes Cênicas, os estudos do Teatro contemporâneo contribuíram com o despertar para a necessidade cênica da voz preenchendo o ambiente onde a cena é produzida, trazendo a tona o efeito encantatório da voz, agente propulsora desta pesquisa.
Keywords: Teatro
Voz
Fonoaudiologia - Preparação Vocal
Sonoridade
Cena - Processo de criação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9440
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Dissertação (PPGAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação. Juliana Pereira5,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.