Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Angela de Castro-
dc.contributor.authorPereira, Juliana Rangel de Freitas-
dc.creatorPereira, Juliana Rangel de Freitas-
dc.date.accessioned2013-04-05T14:48:09Z-
dc.date.available2013-04-05T14:48:09Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9440-
dc.description112f.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação aborda o processo de criação do laboratório A Ambiência Sonora na Cena, instruindo exercício de preparação vocal e a criação de jogos sonoros para composição da sonoridade da cena, por meio da orquestração das vozes dos atores associadas a sons de objetos, utilizados no processo criativo. As reflexões presentes neste trabalho, trazem a especificidade do som vocal do ator em cena; investigou-se a possibilidade de extrair dos sons vocais seus desdobramentos, suas diversas formas de preencher o espaço da cena. No processo de criação descrito, o sentido da palavra como possuidora de uma única idéia é quebrado, favorecendo a descoberta de outros sentidos pelos atores por meio da combinação dos seus parâmetros vocais: timbre, musicalidade, ritmo, curva melódica, força expressiva de cada fonema, a respiração daquele que fala. A voz por si mesma encantada, trazendo sensações e imagens para o ambiente da cena. A construção desta dissertação sobre a Ambiência Sonora na Cena teve como base os depoimentos dos atores coletados ao longo do laboratório somados à análise dos vídeos gravados durante os encontros, como também, foi necessário o cruzamento teórico das áreas de Fonoaudiologia, Teatro, Música para a reflexão da prática desenvolvida. No que concerne a preparação vocal do ator, a integração do corpo com a voz, os parâmetros da voz, noções da área de Fonoaudiologia foram aplicadas mediante a compleição corpórea de cada ator, para a geração de sons necessários para compor a Ambiência Sonora; o sentido do som independente de um contexto verbal, a partir da percepção sinestésica do corpo, foi encontrado em estudos da área de Música; das Artes Cênicas, os estudos do Teatro contemporâneo contribuíram com o despertar para a necessidade cênica da voz preenchendo o ambiente onde a cena é produzida, trazendo a tona o efeito encantatório da voz, agente propulsora desta pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectFonoaudiologia - Preparação Vocalpt_BR
dc.subjectSonoridadept_BR
dc.subjectCena - Processo de criaçãopt_BR
dc.titleCanção do mar de Salema : um processo de criação de ambiência sonora articulado pela voz do atorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Juliana Pereira5,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.