Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9246
metadata.dc.type: Tese
Title: Contradições entre as estratégias cognitivas para o ensino de LE e a produção depesquisas pelos experts da área : um estudo em cursos livres em Salvador
Authors: Caria Filho, Robélio Guimarães dos Santos
metadata.dc.creator: Caria Filho, Robélio Guimarães dos Santos
Abstract: Nas últimas décadas, tem-se visto a área de EILE subalternizada por uma tendência de substituir metodologias de ensino, preferencialmente, por pacotes de abordagens e métodos, tomados como mais atraentes e utilizados sem a devida retificação de aspectos de abordagens anteriores. Esse fato levou a muitas contradições entre certas pesquisas na área e a práxis de ensino de LE. Analisamos, nesse trabalho, pesquisas da área de estratégias cognitivas feitas com alunos, algumas delas excluídas da didática de LE. Nossa hipótese foi verificar a existência de contradições entre estudos que apontam as estratégias de tradução e repetição, usadas por alunos da sala de LE e outros que as desconsideram. Procedemos entrevistas com alunos, professores e coordenadores de cursos livres de Inglês sobre essas exclusões localmente. Nosso objetivo aqui foi duplo: o primeiro foi refletir como as estratégias de tradução e repetição, ratificadas em pesquisas com alunos de LE, são excluídas da didática das aulas de LE, através de micropoderes exercidos por professores e coordenadores em alguns cursos de língua inglesa, em detrimento da escuta dos alunos e de suas estratégias de aprender. O segundo foi compor uma “microgenealogia” desse micropoder nos cursos livres, o como e o porquê essas estratégias declaradas pelos alunos são excluídas. Confirmamos muitas das nossas suspeitas nessas entrevistas conduzidas com alunos, professores e coordenadores. Nesse trabalho os alunos de LE entrevistados confirmam que as estratégias analisadas, tradução e repetição, são-lhes necessárias, observando-se uma contradição entre o que os estudos de cognição dizem e seu uso na práxis do ensino de LE.
Keywords: Metodos de ensino
Didática
Metodos de pesquisa
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9246
Issue Date: 25-Mar-2013
Appears in Collections:Tese (PPGLINC)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.