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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Luciano Lima-
dc.contributor.authorCaria Filho, Robélio Guimarães dos Santos-
dc.creatorCaria Filho, Robélio Guimarães dos Santos-
dc.date.accessioned2013-03-25T17:10:24Z-
dc.date.available2013-03-25T17:10:24Z-
dc.date.issued2013-03-25-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9246-
dc.description326 f.pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, tem-se visto a área de EILE subalternizada por uma tendência de substituir metodologias de ensino, preferencialmente, por pacotes de abordagens e métodos, tomados como mais atraentes e utilizados sem a devida retificação de aspectos de abordagens anteriores. Esse fato levou a muitas contradições entre certas pesquisas na área e a práxis de ensino de LE. Analisamos, nesse trabalho, pesquisas da área de estratégias cognitivas feitas com alunos, algumas delas excluídas da didática de LE. Nossa hipótese foi verificar a existência de contradições entre estudos que apontam as estratégias de tradução e repetição, usadas por alunos da sala de LE e outros que as desconsideram. Procedemos entrevistas com alunos, professores e coordenadores de cursos livres de Inglês sobre essas exclusões localmente. Nosso objetivo aqui foi duplo: o primeiro foi refletir como as estratégias de tradução e repetição, ratificadas em pesquisas com alunos de LE, são excluídas da didática das aulas de LE, através de micropoderes exercidos por professores e coordenadores em alguns cursos de língua inglesa, em detrimento da escuta dos alunos e de suas estratégias de aprender. O segundo foi compor uma “microgenealogia” desse micropoder nos cursos livres, o como e o porquê essas estratégias declaradas pelos alunos são excluídas. Confirmamos muitas das nossas suspeitas nessas entrevistas conduzidas com alunos, professores e coordenadores. Nesse trabalho os alunos de LE entrevistados confirmam que as estratégias analisadas, tradução e repetição, são-lhes necessárias, observando-se uma contradição entre o que os estudos de cognição dizem e seu uso na práxis do ensino de LE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMetodos de ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMetodos de pesquisapt_BR
dc.titleContradições entre as estratégias cognitivas para o ensino de LE e a produção depesquisas pelos experts da área : um estudo em cursos livres em Salvadorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2010.pt_BR
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