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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rodrigues, Luciano Lima | - |
dc.contributor.author | Caria Filho, Robélio Guimarães dos Santos | - |
dc.creator | Caria Filho, Robélio Guimarães dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-25T17:10:24Z | - |
dc.date.available | 2013-03-25T17:10:24Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9246 | - |
dc.description | 326 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, tem-se visto a área de EILE subalternizada por uma tendência de substituir metodologias de ensino, preferencialmente, por pacotes de abordagens e métodos, tomados como mais atraentes e utilizados sem a devida retificação de aspectos de abordagens anteriores. Esse fato levou a muitas contradições entre certas pesquisas na área e a práxis de ensino de LE. Analisamos, nesse trabalho, pesquisas da área de estratégias cognitivas feitas com alunos, algumas delas excluídas da didática de LE. Nossa hipótese foi verificar a existência de contradições entre estudos que apontam as estratégias de tradução e repetição, usadas por alunos da sala de LE e outros que as desconsideram. Procedemos entrevistas com alunos, professores e coordenadores de cursos livres de Inglês sobre essas exclusões localmente. Nosso objetivo aqui foi duplo: o primeiro foi refletir como as estratégias de tradução e repetição, ratificadas em pesquisas com alunos de LE, são excluídas da didática das aulas de LE, através de micropoderes exercidos por professores e coordenadores em alguns cursos de língua inglesa, em detrimento da escuta dos alunos e de suas estratégias de aprender. O segundo foi compor uma “microgenealogia” desse micropoder nos cursos livres, o como e o porquê essas estratégias declaradas pelos alunos são excluídas. Confirmamos muitas das nossas suspeitas nessas entrevistas conduzidas com alunos, professores e coordenadores. Nesse trabalho os alunos de LE entrevistados confirmam que as estratégias analisadas, tradução e repetição, são-lhes necessárias, observando-se uma contradição entre o que os estudos de cognição dizem e seu uso na práxis do ensino de LE. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Metodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Metodos de pesquisa | pt_BR |
dc.title | Contradições entre as estratégias cognitivas para o ensino de LE e a produção depesquisas pelos experts da área : um estudo em cursos livres em Salvador | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2010. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLINC) |
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