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metadata.dc.type: Tese
Título : Formação continuada na perspectiva emancipatória mediada pela arte-educação: o caso da Escola Comunitária Brilho do Cristal
Autor : Silva, Rilmar Lopes da
metadata.dc.creator: Silva, Rilmar Lopes da
Resumen : A presente pesquisa, intitulada “Formação continuada na perspectiva emancipatória mediada pela arte-educação: o caso da Escola Comunitária Brilho do Cristal” é um estudo de caso de caráter qualitativo, descritivo e analítico, seguindo a abordagem materialista histórico-dialética, com o objetivo de analisar a realidade desta escola no contexto da sociedade capitalista com o intuito de perceber os limites e as possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas emancipatórias, mediadas pela arte-educação, a partir da experiência de elaboração e operacionalização do projeto de formação continuada com as professoras da Brilho do Cristal. O projeto de formação continuada foi construído coletivamente e contempla a formação em arteeducação das professoras regentes da Escola, tendo como ponto de partida a alfabetização estética de teatro e artes plásticas e inclui de estudos pedagógicos desenvolvidos a partir das necessidades do grupo. Com o desenvolvimento da arte-educação na formação continuada foi possível superar os limites corporais e estéticos das professoras e trabalhar conceitos do ensino de arte, rompendo com as propostas pré-moldadas de ensino de arte. A utilização da arte-educação como mediadora foi fundamental para as professoras avançarem em suas práticas pedagógicas transdisciplinares adotadas na Brilho do Cristal. A dinâmica emancipatória da construção do Projeto Político Pedagógico da Brilho do Cristal permitiu às professoras tomar consciência de que a Escola precisa ser entendida na articulação das suas dimensões pedagógica, administrativa e econômica e permitiu perceber a educação como potencialidade de luta pela emancipação humana. A análise do cotidiano escolar como reflexo da formação continuada mostra que as práticas pedagógicas da Brilho do Cristal são construídas através de atividades emancipatórias, valorizando as crianças como sujeitos ativos capazes de sugerir e agir no cotidiano da Escola. A formação continuada da Brilho do Cristal mostrou ser um instrumento importantíssimo para as práticas pedagógicas das educadoras da Escola e também para a percepção de que o grupo precisa continuar estudando, refletindo na prática sobre a prática para que possam experimentar e construir novas possibilidades de atuação pedagógica de natureza emancipatória.
Palabras clave : formação de professores
Educação continuada
Arte e educação
Pedagogia crítica
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9177
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

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