Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9131
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A formação de professores de música da Faculdade de Artes do Paraná: concepções filosófico-pedagógicas |
Authors: | Gomes, Solange Maranho |
metadata.dc.creator: | Gomes, Solange Maranho |
Abstract: | Este estudo buscou investigar quais as concepções filosófico-pedagógicas do curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e as implicações na formação do professor de música. Este curso está em vigor desde 2003 a partir da reforma da matriz curricular do curso de Educação Artística – habilitação em Música, que teve seus últimos alunos formados em 2005. Tendo como metodologia o estudo de caso, foram realizadas entrevistas com professores do corpo docente do Curso de Licenciatura em música e alunos ingressantes desde 2003, considerando que as entrevistas foram realizadas no ano letivo de 2007. Também foram analisados documentos como o Projeto Pedagógico (2002 e 2006) e o Projeto de Transformação Curricular (2002). O trabalho parte desde uma retomada histórica das pedagogias denominadas como tradicional, nova, tecnicista e progressista e suas implicações no ensino da música, assim como de uma reflexão sobre a formação do professor de música sob a ótica de autores progressistas (Freire e Saviani) e Alda Oliveira. Discutiu-se a reforma curricular do curso Licenciatura em Música em relação ao curso de Educação Artística. O estudo de campo demonstrou que há uma predominante corrente filosófico-pedagógica progressista entre o corpo docente, vertente que esta delineada no Projeto Pedagógico, cujas implicações sobre a formação do professor de música estão alinhadas com o perfil proposto pelo projeto, bem como pelo desejo da comunidade acadêmica. Este estudo igualmente apontou que a realidade e comunicabilidade entre os docentes pode ser melhorada para uma maior integração que pode beneficiar a formação dos futuros professores de música. |
Keywords: | Concepções filosófico-pedagógicas Formação de professores de música Reforma curricular |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9131 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGMUS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Solange Gomes | Dissertação. Solange Gomes | 1,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.