Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9131
Tipo: Dissertação
Título: A formação de professores de música da Faculdade de Artes do Paraná: concepções filosófico-pedagógicas
Autor(es): Gomes, Solange Maranho
Autor(es): Gomes, Solange Maranho
Abstract: Este estudo buscou investigar quais as concepções filosófico-pedagógicas do curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e as implicações na formação do professor de música. Este curso está em vigor desde 2003 a partir da reforma da matriz curricular do curso de Educação Artística – habilitação em Música, que teve seus últimos alunos formados em 2005. Tendo como metodologia o estudo de caso, foram realizadas entrevistas com professores do corpo docente do Curso de Licenciatura em música e alunos ingressantes desde 2003, considerando que as entrevistas foram realizadas no ano letivo de 2007. Também foram analisados documentos como o Projeto Pedagógico (2002 e 2006) e o Projeto de Transformação Curricular (2002). O trabalho parte desde uma retomada histórica das pedagogias denominadas como tradicional, nova, tecnicista e progressista e suas implicações no ensino da música, assim como de uma reflexão sobre a formação do professor de música sob a ótica de autores progressistas (Freire e Saviani) e Alda Oliveira. Discutiu-se a reforma curricular do curso Licenciatura em Música em relação ao curso de Educação Artística. O estudo de campo demonstrou que há uma predominante corrente filosófico-pedagógica progressista entre o corpo docente, vertente que esta delineada no Projeto Pedagógico, cujas implicações sobre a formação do professor de música estão alinhadas com o perfil proposto pelo projeto, bem como pelo desejo da comunidade acadêmica. Este estudo igualmente apontou que a realidade e comunicabilidade entre os docentes pode ser melhorada para uma maior integração que pode beneficiar a formação dos futuros professores de música.
Palavras-chave: Concepções filosófico-pedagógicas
Formação de professores de música
Reforma curricular
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9131
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Solange GomesDissertação. Solange Gomes1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.